quarta-feira, fevereiro 03, 2016

Para falar de filme: Snoopy & Charlie Brown



Hoje o tema que trarei aos leitores é uma dica cultural que há muito tempo não faço aqui no blog, entretanto fui esta semana ao cinema e esse filme é maravilhoso e realmente merece a minha indicação. 
Para mim é um tanto difícil falar sobre algum filme, livro ou série sem soltar, sem querer, algum spoiler, por isso estou construindo com cuidado este texto, para que não se torne sem graça para quem for posteriormente assistir o filme.

Como é desconhecido por muitos, na verdade o Snoopy é um dos personagens de tirinha chamada Peanuts de um jornal e o seu autor s escreveu durante aproximadamente 50 anos, ou seja, ele tem referências de vários aspectos culturais, marcos históricos e reflexões filosóficas acerca da existência e do sentido da vida e a nossa visão singular e peculiar que temos de nós mesmos. 
Além disso, tais tirinhas ficaram conhecidas mundialmente e algumas adaptações voltadas para a televisão foram feitas e veiculadas. Tendo como personagens principais Snoopy e Charlie Brown ( que é uma criança dona do cachorro Snoopy), percebe-se que o filme tem muitas referências a livros e músicas. Achei muito interessante quando citou-se o livro Guerra e Paz de Tolstoi no filme, bem como algumas músicas de Beethoven que compõe a trilha sonora e o panorama de algumas cenas.
Ademais, com um enredo que no fundo provoca uma reflexão no expectador, acerca da imagem que nós produzimos de nós mesmos em nossa mente e o que ela realmente representa para os outros. Assim como o questionamento acerca das várias características positivas que acabamos por, muitas vezes, suprimi-las ou nem sequer notar que temos, nos subestimando e não nos valorizando da devida maneira. 
Enfim, é um filme que realmente merece ser visto, não só pela reflexão interior que ele promove em nós e as referências culturais riquíssimas que são tragas nele, mas pela construção da animação, pelo encorajamento e mudanças de mentalidade, em muitos aspectos, que ele acaba promovendo em nós. Eu não sei se ainda está em cartaz em todos os cinemas, mas aqui na minha cidade (Uberlândia) ainda está passando. Recomendo a todos e caso queiram assistir o trailer ele está abaixo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário