domingo, maio 26, 2013

O futuro das domésticas com o desenvolvimento do país

    


  Os afazeres domésticos são uma tarefa que muitas mulheres, por terem extensas jornadas de trabalho, não possuem tempo para fazer. Dessa forma, várias delas recorrem às domésticas, que, apesar da tendência a diminuir a quantidade de funcionárias no setor, ainda representa uma alternativa a várias trabalhadoras que possuem cargas extensivas em seus empregos.

    Acredito que a profissão de doméstica, com a ascensão de muitas mulheres atuando nos setores trabalhistas, não irá extinguir-se. Isso porque a desigualdade social, embora dissolvida no âmbito coletivo, ainda existe de forma consistente, pois as oportunidades de qualificação para o mercado de trabalho não conseguem ser difundidas por toda a população. Dessa forma, parte dela permanece sem acesso aos programas e aos benefícios sociais desenvolvidos pelo Governo, muitas vezes, por falta de informação.

     Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam o aumento salarial das domésticas, o que desperta o interesse de algumas mulheres que, muitas vezes possuem qualificação para atuar em outras áreas, mas são atraídas financeiramente e acabam especializando-se nessa profissão. Várias delas trabalham em residências em que a figura feminina desempenha a função de chefe de família e, por razões que variam entre falta de tempo ou exaustão após um dia de trabalho, preferem pagar pela execução dos serviços domésticos.

    Em suma, a existência da desigualdade social, que dificilmente será extinta por completo, evidencia que a profissão de doméstica ainda continuará a existir, embora aqueles que solicitem esse tipo de serviço tenham, muitas vezes, que pagar um alto valor por ele. Ademais, a ascensão das mulheres como chefes de família, na maioria dos casos, é uma tendência que reforça o valor das trabalhadoras do lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário