terça-feira, dezembro 25, 2012

O poder da escolha


A vida nos proporciona um grande leque de opções, desde estilo de vida, atitudes, práticas e amizades. A nossa liberdade nos faz escolher de maneiras distintas cada um dos aspectos, montando dessa forma a singularidade de cada indivíduo. O filósofo Sartre fazia uma análise sobre a liberdade do indivíduo, ele defendia uma corrente filosófica chamada existencialismo. Essa teoria pressupõe que todos que vivem estão condenados a existir como indivíduo e que devem fazer escolhas a todo instante. Admiro tal autor por dizer não somente sobre a reflexão pessoal, mas fazer a chamada escrita engajada, em que quem escreve se preocupa com problemas da sociedade.


Ainda segundo ele, ninguém é responsável pelas escolhas dos outros, pois cada indivíduo possui a peculiaridade de escolher seu próprio caminho. Não podemos jogar a culpa do nosso fracasso a ninguém, devido ao fato de que a vida é feita de escolhas a cada instante e nós, como seres em si ,  fazemos de nossa vida o que achamos corretos. Isso tudo demanda um sentido a nossa vida, porque selecionamos aquilo que acreditamos ser melhor e, dessa forma, somos animais seletivos. 

Além disso, o autor também escreve que muitos indivíduos se veem presos por suas próprias escolhas, não pela falta de liberdade, como muitas pessoas defendem. Uma consequência da liberdade do homem é ele ser angustiado pelo fato de que ele deve escolher e isso poderá trazer benefícios ou malefícios que não poderão ser desfeitos, ou seja, faz com que o homem reflita acerca da sua própria personalidade, tentando ao máximo ser responsável. Contudo, essa angustia representa um homem esclarecido, que tem consciência do seu papel e poder em sua própria vida. Assim, todas as pessoas são responsáveis pela escrita de sua própria história, não havendo destino pré-determinado, nem influência de agentes externos no desenrolar de sua própria história.

Ademais, Sartre afirma que até mesmo aqueles que dizem não escolher ou se recusam a isso acabam por escolher, pois aceitam ser manipulados e acabam escolhendo como um modelo que lhe é apresentado, porém devido a própria vontade e decisão de não escolher. Eles tiveram a liberdade, porém utilizaram-se dela de má-fé, não exercendo o seu poder de seleção  no mundo, aquele ao qual todos os homens estão sujeitos. 

E você, o que escolhe? Seguir marcas e modelos pré-determinados, deixando que outras pessoas imprimam em você as escolhas delas ou pensar de maneira crítica, não aceitando tudo que a mídia tenta impor diariamente. Você pode ter sua personalidade ou escolher copiá-la de alguém, dessa forma deixando com que suas escolhas não se baseiem em sua própria vontade, mas sim na dos outros. Somos livres para decidir, você tem as escolhas que precisa para mudar a sua vida e direcioná-la para onde você quiser.



3 comentários:

  1. Concordo plenamente com vc jana, as escolhas definem quem é a pessoa é, até mesmo se é uma pessoa manipulada ou não hahah (:

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Jonny, nos escolhas definem quem somos.

    ResponderExcluir
  3. "Somos eternos aprendizes de nossas escolhas"
    (Jean-Paul Sartre)

    Jane, esse seu texto explica muito sobre um outro que escreveu, que fala a respeito de imprimir a responsabilidade de suas escolhas sobre os outros, o que parece não fazer muito sentido para uma pessoa ética, nessa vertente de pensamento.

    ResponderExcluir