quinta-feira, dezembro 20, 2012

Globalização e ... corrupção?



A globalização é responsável por muitos benefícios que temos no mundo hoje, como por exemplo o acesso a internet e a difusão do conhecimento em várias áreas da ciência. Porém, no nosso país ela possui algumas consequências de afastamento do nacionalismo. Basta olhar nas ruas a quantidade de pessoas utilizando camisa de outras nações, mas do Brasil quando você encontra alguém trajando algo que seja brasileiro ou que represente a nossa nação com certeza será a camiseta da seleção de futebol, um dos únicos momentos nacionalistas dos brasileiros que geralmente se repete de 4 em 4 anos.

Com isso, percebemos que a falta de união e amor pela pátria dos brasileiros, que, devido a esse fato, são lesados em vários sentidos. Recentemente o Congresso Nacional iria aprovar cerca de 3000 vetos de uma só vez, sem ao menos analisar profundamente o que eles continham. Grande parte da população desconhece o trabalho de um parlamentar e isso faz com que eles manipulem a política a seu favor. As pessoas devem saber que política não se faz somente em Brasilia, ou na câmara municipal, entretanto , ela é feita através de pequenas atitudes do cotidiano que tornem mais participativo e dinâmico o processo de cidadania. Esse, de acordo com sua definição consiste em os indivíduos terem participação direta na política e nas decisões que são tomadas, contudo nós elegemos representantes para o fazerem por nós e não exigimos deles um retorno e também a influencia de nossas opiniões na hora do optar por um projeto, por exemplo.

Isso é somente uma das causas da grande corrupção que assola a maior parte da política. Ela possui raízes históricas que datam de décadas atrás, mas esse é o tempo - com a ajuda das redes sociais e do acesso a informação - de relembrarmos que vivemos em uma democracia e não em uma ditadura e, muitas vezes, não estamos dando valor a isso. Seja por meio de um simples texto escrito em um blog, seja por meio de um ato  público exigindo o cumprimento de algum dos seus direitos. O que importa é você tomar consciência e acreditar que cada pequeno ato poderá influenciar outras pessoas a quererem lutar pelo fim da corrupção e maior participação nas decisões políticas. 

Com o nosso voto, nós elegemos políticos. O que te faz pensar que não temos força ou poder para reivindicar os nossos direitos? Assim como no filme "A corrente do bem" , em que um aluno propõe uma ação para mudar o mundo e trazer mais afetos para a sociedade por meio de receber gentilezas de 3 pessoas e a retribuir a mais outras 3 criando dessa forma uma corrente, nós podemos fazer a diferença. Se conseguirmos  fazer com que nosso ciclo de amizades tomem consciência e estejam dispostos a lutarem pelo seus diretos, já contribuímos para que o futuro seja mais promissor.

Em suma, devemos utilizar dos benefícios da globalização, mas sem esquecer daqueles que o nosso país nos oferece. Não podemos deixar de lado a bela paisagem, os diversos estilos musicais e a diversidade sócio-cultural. Os avanços da ciência, a busca pelo conhecimento e o avanço de informação a respeito do mundo todo nos leva a ler notícias como manifestos dos gregos contra os cortes do subsídio do Governo, ou até mesmo os protestos na Espanha contra as medidas adotadas pelo Congresso para suprimir os efeitos da crise mundial. Com isso, podemos nos inspirar e acreditar que também podemos ter essa força para reivindicar, basta os brasileiros se conscientizarem e se unirem em prol da esperança de melhoras na política e, consequentemente, em todos os aspectos do país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário