quinta-feira, junho 21, 2012

A má distribuição de terras



Se sabemos da existência abundante de terras no Brasil, o que explica a crise de fome que atualmente assola grande parte do país? Umas das possíveis causas é a má distribuição de terras. Todos hão de convir que há uma grande contradição que ocorre; enquanto existem diversas terras improdutivas, também há agricultores desempregados e suas famílias passando fome por não terem local onde trabalhar.


O êxodo rural tem sido um problema que podemos associar a fome. Imagine vários agricultores que são expulsos de terras e são obrigados a deslocarem-se para o meio urbano. Esses se deparam na cidade sem profissão, emprego, moradia e alimentação. Enquanto isso, os preços dos alimentos aumentam e, consequentemente, a escassez.

Os latifundiários , que compram terras e expulsam pequenos agricultores, produzem por meio do agronegócio, que em sua grande maioria são exportados para o exterior.
As grandes plantações que tem destino voltado para o mercado externo geram um grande problema que afeta ao meio ambiente. A maioria delas necessita de alta demanda por agrotóxicos, que mais tarde acabam por poluir rios e a água potável necessária para o consumo humano.

É necessário a reforma agrária. Seria a melhor solução para os problemas citados. Sabemos da falta de oportunidade e a luta por terra de várias pessoas que estão sem exercer suas funções. Essa situação só melhorará quando houver melhor distribuição de terras que, no mínimo, minimizará o problema da fome mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário