quinta-feira, junho 21, 2012

Igualdade no papel, mas e na prática?




A sociedade não trata igualmente todos os indivíduos. Há uma discriminação das pessoas que não seguem os padrões impostos pela mídia e pelos países desenvolvidos.Por trás disso, a elite cria conceitos e propõe atitudes que são impostas aos cidadãos. Dessa forma, as pessoas, que não se encaixam nesses padrões se vestindo de maneira diferente e pensando o oposto do que é propagado, são vítimas de preconceito por toda a sociedade. A mídia impõe vestuário, modo de falar, estilo do cabelo, maquiagem e marcas as quais comprar. Os empresários de grifes luxuosas estão lucrando cada vez mais, pois todos querem seguir o que a maioria faz. Então o consumidor compra produtos não pelas suas necessidades , mas sim para não serem excluídos da sociedade capitalista.


As mulheres também sofrem discriminação na sociedade. Assim, carregando heranças do decorrer de um longo processo histórico de inserção de direitos, ainda é mal vista em profissões que são julgadas trabalhos "masculinos".Outro exemplo de preconceito são para com os negros. Eles sofrem com xingamentos que lhes são atribuídos e imposição de esteriótipos. Isso é um absurdo, pois pesquisas indicam que grande parte da população brasileira tem em seus genes uma porcentagem de características de negros, herança de nossa grande miscigenação na formação do país. Outro fator que derruba qualquer tipo de discriminação é o fato de todos, independente de sua cor de pele, estarmos inseridos em uma raça, a humana , e dessa forma possuindo as mesmas características, capacidades e potenciais.

Os portadores de deficiências especiais estão diariamente sujeitos à discriminação, pois não há um tratamento adequado a eles. Esses encontram dificuldades ao andar nas ruas e não encontrar rampas ou calçamentos adequados, ao não existirem em todos os hospitais e supermercados estruturas adequadas para receber um deficiente, principalmente físico.Os obesos sofrem preconceito por quase todos os lugares por onde passam. As cidades foram construídas para abrigar pessoas que estão de acordo com os padrões ditados pelos grandes centros de moda, isso é um absurdo! Faltam estruturas adequadas para abrigar os que estão acima do peso. Além disso, ainda sofrem com piadas e discriminação social.

O artigo 5º da Constituição declara a igualdade de todos, mas na prática isso não acontece. Pessoas com deficiências, obesos, mulheres, negros e outros grupos economicamente, etnicamente, socialmente excluídos são em grande parte alguns dos exemplos de pessoas vítimas de discriminação. Isso ocorre pois a sociedade se preocupa em seguir os padrões independentemente se isso afetará bem ou mal outros indivíduos. Essa situação só mudará quando todos tiverem uma educação em que sejam inserida e priorizada, juntamente com a existência de políticas públicas mais consistentes, a inclusão de todos. Com isso, ocorrerá a diminuição das desigualdades sociais e da violência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário