domingo, dezembro 18, 2011

Alcoolização de jovens


A alcoolização dos jovens se torna cada vez mais frequente, juntamente com o pensamento de que essa prática é normal e não prejudicial para o desenvolvimento pessoal. Vejo essa situação em meu cotidiano escolar, em que meus colegas chegavam na escola várias vezes com mal estar, porque beberam na noite anterior e , é claro, isso os afeta negativamente no desempenho durante a aula.


Essa situação ocorre devido à ideia vigente entre a maioria dos adolescentes. Eles se acham no direito de já possuir uma vida 'noturna' e desregrada, tendo a mesma rotina de um adulto. Para isso eles se esquecem muitas vezes de suas responsabilidades e limitações, como ter aula e provas no dia seguinte, mas mesmo assim permanecer em festas ingerindo bebidas alcoólicas. Penso que os jovens não possuem maturidade suficiente para serem eles mesmos ( sem repetir gestos padronizados), e assim conseguirem recusar as bebidas impróprias a menores de idade sem se importar com os seus colegas e os outros vão pensar. Há uma dificuldade de assumir a personalidade por temer rejeição da sociedade, e por isso vários jovens acabam se embriagando somente para aparecer.

Além disso, há também outro fator que implica no aumento do número de jovens alcoolizados: a falta de planejamento quanto ao futuro. Os adolescentes são, geralmente, superprotegidos pelos pais e isso os coloca em uma situação de conforto, em que eles só pensam no presente sem se preocupar com o que está por vir. Eles ingerem bebidas proibidas para menores de idade sem refletir nas consequências e danos que isso poderá lhes causar. Penso que grande maioria das pessoas na juventude acreditam que o futuro está longe e que não é preciso focar em atividades importantes para ter uma vida estável, que o importante é apenas aproveitar a vida e isso é um erro, pois desta forma só há contribuição para uma geração com problemas em assumir responsabilidades no futuro.

Em suma, creio que os jovens que estão estão superprotegidos pelos pais acabam por acha que ao ingerir bebidas alcoólicas eles aproveitam melhor a vida e se esquecem momentaneamente dos problema. Acredito que para a solução dessa situação, os adolescentes devem mudar a mentalidade e desenvolver uma ideia vigente de que assumir a personalidade é a melhor forma de evitar a embriagues juvenil, diminuindo os casos provocados por influência de colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário