domingo, dezembro 18, 2011

As Desvantagens de expor a privacidade em redes sociais


É cada vez mais comum o uso de redes sociais, não só por jovens, mas também por adultos e idosos. Porém, esse processo apresenta algumas desvantagens como as pessoas se exporem totalmente por meio da internet, por não fazerem distinção entre o que pode ser exposto e o que é da privacidade enfrentando assim situações de deboche que levam algumas vezes, ao fracasso profissional.



Essa situação ocorre, geralmente, quando algum membro de uma rede social explicita uma ação privada do seu cotidiano, publicando-a e, desta forma, gerando polêmica e discussão entre aqueles que viram esse compartilhamento. Geralmente, as pessoas que mais participam de ocorridos semelhantes são os famosos. Um exemplo disso é um ex-deputado estadunidense, que perdeu seu cargo após enviar em uma conversa online com uma desconhecida, uma foto sua semi nu, e também nesse mesmo caso mentiu sua idade e profissão. A mulher que recebeu a foto logo a compartilhou e assim a farsa foi descoberta e ele teve de deixar o cargo.

Além desse fato, outro aspecto é negativo: o fato de as pessoas terem muitos amigos nas redes sociais que às vezes elas nem conhecem pessoalmente, Em muitos casos, o internauta publica vários detalhes a respeito de sua vida, incluindo rotina e hábitos, mas se esquece de que não conhece quem irá ler, o que muitas vezes ocasiona sua exposição a desconhecidos. Por isso, vários detalhes da vida pessoal não se aplicam no contexto das redes sociais, como por exemplo "seguir uma pessoa" - ferramenta do twitter -, sabe-se que na realidade é quase impossível andar atras do outro em todos os lugares por onde ele for, e mesmo se isso acontecer há a perda de privacidade.

Assim, as pessoas devem, por meio das próprias redes sociais, iniciar uma campanha para que cada um publique aquilo que não fira sua própria liberdade e intimidade. Se cada internauta começar a divulgar frases para a conscientização de seus amigos virtuais, outros compartilharão e iniciará uma reflexão e mudança no pensamento e atitude. Isso se complementaria com propagandas eitas pelo governo e transmitidas pela mídia, em que as pessoas que já passaram por situações de vexames pela internet poderiam dar o seu depoimento a fim de evitar que outras passem por situações semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário