quinta-feira, setembro 15, 2011

A desmotivacional carreira do professor



A profissão do educador é uma das mais importantes para o futuro e desenvolvimento de uma nação e está totalmente desvalorizada. Já tive, algumas vezes, o desejo de me tornar professora mas logo descartei essa opção pelas condições e dificuldades que eu teria de enfrentar. Em minha classe eu sou uma das únicas que já cogitou tornar-se no futuro um profissional docente. Mas afinal, o que leva os jovens a optarem por tantas carreiras que não sejam relacionadas com ser semeador do conhecimento?


Para responder essa pergunta posso me embasar primeiramente na queda do número de ingressantes nas universidades para cursos de licenciatura - os que formam professores. Isso é uma das consequências da desvalorização destes profissionais e acentua-se ainda mais devido ao péssimo salário pago a eles. Os professores tem de se esforçar e trabalhar muitos turnos a fim de conseguir dinheiro suficiente para sustentar e trabalhar muitos turnos a fim de conseguir dinheiro suficiente para sustentar suas famílias. Com isso, eles possuem uma carga exaustiva de trabalho, em vários cargos diferentes o que ocasiona, em alguns casos, a desmotivação e também não propicia uma boa qualidade na aula, pois não há recursos financeiros suficientes para comprar materiais que tornem as aulas mais interessantes e atrativas aos alunos. Apesar de todos os impostos que pagamos, o governo não paga um salário digno a esses profissionais, ou seja, o dinheiro não é investido corretamente
.
Além disso, há outro fator desmotivante que me faz desistir de ser professora: a falta de interesse e desrespeito dos alunos. Desta forma o professor deixa de desempenhar sua função porque o próprio estudante não permite, ou seja, há a falta de compreensão por parte do aluno em não reconhecer que aquele profissional é importante na vida e formação dele e, como todas as profissões valorizadas em nosso país, merece ser respeitado em seu ambiente de trabalho.

Com isso, sabemos que o governo se mostra ausente, principalmente ao afirmar que a educação em nosso país está melhorando. A desvalorização do professor, que cresce cada vez mais, não só pelo descaso do poder público, mas também pelos próprios alunos que precisam daquele profissional para sua formação. A tendência é que jovens como eu fiquem desmotivados com essa situação, o que pode desencadear a falta de professores no futuro e assim o colapso total da educação no país. Para que isso não ocorra, penso que devemos nos mobilizar e cobrar das autoridades a melhora na qualidade do ensino e no salário e condições de trabalho dos professores, pois não existe desenvolvimento de uma nação sem educação.

Um comentário:

  1. Apesar de todas as dificuldades que eu sei que vou enfrentar, eu acredito que a arte de educar vale a pena e como já dizia Augusto Cury: "Educar é semear com sabedoria e colher com paciência!" *-*

    ResponderExcluir