segunda-feira, julho 04, 2011

Ética ao fim de relacionamentos



O fim de um relacionamento amoroso é, geralmente, constrangedor e traumático para pelo menos uma das pessoas que participa da relação. Há algumas situações em que os indivíduos se valem de mentiras para terminar um compromisso e é aí que tem-se a falta de ética.


Deve haver um bom censo por parte das pessoas ao se terminar um relacionamento, lembrando-se sempre de usar a verdade, independentemente se ela irá agradar ou não, pois a ética deve ser a primícia de uma relação, continuando também quando a mesma termina. Isso tudo pode evitar aspectos constrangedores que podem ser descobertos após o rompimento do relacionamento.

Portanto, a ética é essencial ao fim de um relacionamento, porém, isso deve partir conscientemente das pessoas sem a necessidade da criação de um manual de ética, pois a partir do momento que esse passar a existir será sinal de que a humanidade perdeu seus valores, a noção do que é correto – advindo por meio de valores- e a capacidade de agir para o bem por conta própria, mas sim apenas por existir um manual que dita àquilo que é boa conduta a ser executada.

Visto que todo adulto racional age conforme suas necessidades, sem se importar com as outras pessoas, utilizando até mesmo mentiras, motivos inusitados – que são em sua maioria extremamente fantasiados dos – para terminar um relacionamento, deve-se mudar primeiro a mentalidade de todos, para que se possa lidar com uma realidade em que, independente do motivo, a verdade prevalece acima de todos as situações, mas principalmente em términos de relacionamentos, que podem ser prejudiciais a muitas pessoas, causando inclusive o surgimento de doenças psicológicas, como depressão e síndrome do pânico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário