terça-feira, novembro 09, 2010

ENEM 2010



Olá galerinha, tudo bem com vocês? Por indicação do Allan, resolvi falar sobre o ENEM deste ano.
Como muitos de vocês já devem saber, o ENEM 2010 teve muitos erros. Estudantes de todo o Brasil se prejudicaram devido às falhas em provas ou em gabaritos. A instituição do ENEM como método de ingresso ao ensino superior visava um melhor desempenho dos alunos. Mas será que todos esses problemas – que também ocorreram no ENEM do ano passado, quando o gabarito foi divulgado e vendido a altos preços- não influenciam para a queda do rendimento nesse tipo de prova?
É certo de que um aluno que passa por diversos constrangimentos por ter prova sem algumas questões, outras repetidas e gabaritos trocados irão ter um baixo desempenho, pelo desgaste emocional que eles já passaram ao longo da prova, isso o influencia negativamente ao fazer a prova. Já os que possuem as provas que não contiam erros, tiveram melhor desempenho - seria justo com eles a repetição do exame? Concerteza não pois eles não têm culpa e talvez vão ser obrigados refazer pela incompetência dos que editaram ás provas - .
A prova deste ano, não foi justa com todos os alunos. O ENEM que deveria ser um exame sério- onde a maioria dos alunos estavam estudando com o intuito de passar no vestibular e alcançar o tão esperado sonho de entrar na faculdade- está perdendo a credibilidade ao deixar que tantos erros abale e impeça o bom desempenho de boa parte dos estudantes.
É necessário que o governo toma um posicionamento para evitar esses tipos de ocorridos, pois esse exame é muito importante para os estudando e não é motivo de brincadeira nem desleixo por parte das autoridades. Se nada for feito, ao menos retire a obrigatoriedade do ENEM, pois como está esse processo não dá para avaliar o desempenho da qualidade do ensino e nem se usar como ingresso a universidades.
Se mudanças não ocorrerem o resultado será como o que está acontecendo sempre: alunos prejudicados, adiamento de provas, necessidade de cancelamento para depois fazer outras novamente. Espero que as autoridades deste país, tomem uma decisão visando o melhor para os estudantes, sabendo-se que isso que está ocorrendo é coisa séria, relacionada a educação de um país, e não deve ser tratado com pouco caso. Uma saída urgente para esse problema, em nome de todos os estudantes brasileiros!
Beijos.

6 comentários:

  1. Obrigado por aceita a sugestão viu linda. E continue fazendo esses post que vc esta mandando muito bem, e fico feliz por isso. Grande Beijo amoh

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Allanzinho, vc sabe que estou sempre aberta a novas sugestões né. Beeijo amoH (L)

    ResponderExcluir
  3. Ela falo simplesmente a verdade neste post ... fico show mesmo ! ^^ bjos amore

    ResponderExcluir
  4. Que isso Lucas, obg. É o que eu penso, e o que a maioria das pessoas tb pensam. Nossa realidade. Bjs amore s2

    ResponderExcluir
  5. Na minha prova só a ordem do gabarito estava errada, mais se não tivesse falado eu nem ia saber... Pra dizer a vdd eu tava quase dormindo fazendo a prova O.o

    ResponderExcluir