segunda-feira, novembro 08, 2010

Atenção na saúde


Olá queridos leitores *-*
Pensei bastante sobre o que poderia escrever no post desta semana e, resolvi falar-lhes sobre saúde.
A maioria dos jovens estão tendo hábitos sedentários de vida, o que pode causar uma série de consequências negativas como: diversas doenças, mal estar, obesidade, entre outros. Devemos entender a importância de praticar hábitos saudáveis para o bem de nossa saúde.

Em uma palestra de uma médica especializada em adolescentes ( hebiatra ) ela revelou, por meio de pesquisas, que para jovens não há preocupação com os riscos oferecidos por uma alimentação errada e outros erros cometidos em relação aos cuidados com a saúde. Isso ocorre pois o adolescente não consegue reconhecer os riscos que podem levar á consequências graves, ele acha que fatos ruins acontecem sempre com os outros e jamais com ele mesmo, até que , em algum momento, ele é surpreendido.
Aconteceu comigo uma situação que ilustra o que escrevi. Eu tinha péssimos hábitos de não beber água e passar, ás vezes, até mesmo o dia inteiro sem ir ao banheiro. Em um belo domingo de manhã acordei com uma cólica terrível, que foi piorando cada vez mais,até que minha mãe me levou ao hospital – eu já estava aos berros, foi a pior dor que já senti na minha vida, o pior é que a dor não passava, só piorava- fui sedada e quando acordei fiz muitos exames, o resultado apontou cálculo renal, eu estava com 7 pedras nos rins. Ainda estou em tratamento, mas tive que mudar meus hábitos e também a minha alimentação.
Aconselho á todas as leitoras que ainda não têm hábitos saudáveis a mudar, pois consequências finais são piores – digo pela minha experiência. Atividades físicas são ótimas para manter o corpo em forma e saudável. Você pode optar por praticar esportes, danças ou academia, mas lembrando-se sempre que uma alimentação saudável, contendo frutas, verduras e legumes ( indico para quem não gosta desses tipos de alimentos principalmente legumes a fazer uma salada complementada com algo que você goste, como por exemplo presunto do tipo “peito de frango”, que possui menos calorias e queijos pouco calóricos). Abusar de doces, skinis, bolachas recheadas e outros alimentos industrializados não é uma boa, esses devem ser evitados por possuírem poucos nutrientes e muitas calorias, coma se possível apenas nos finais de semana.
Beijos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário