quarta-feira, novembro 10, 2010

De olho no futebol e alienação




O futebol é um dos esportes mais conhecidos de todo o mundo. Há diversas teorias sobre o surgimento desse tipo de jogo, mas ainda não se tem certeza a respeito da sua origem, sabe-se, que era um esporte muito violento e em alguns casos, ocorria inclusive à morte de alguns jogadores. Nos dias atuais, futebol tem regras, que controlam a violência durante as partidas e punem-se os que desrespeitarem essas normas.
É um jogo, mas usado como instrumento de alienação. Percebe-se isso pela organização dos campeonatos, comercialização de jogadores, influencia que os times exercem sobre as pessoas, induzindo-as a consumirem produtos fabricados e comercializados por patrocinadores. O consumismo é algo que está fortemente ligado ao futebol, pois torcedores são induzidos a comprarem camisetas de times, objetos de marcas famosas, a fim de se tornarem semelhantes a jogadores, mas há sempre patrocinadores interessados em crescimento, popularidade, divulgação e lucro por meio desse esporte.
Além disso, o futebol é motivo de várias brigas entre os que torcem por times diferentes. Em alguns casos, as conseqüências disso são até mesmo a morte. Esse jogo também é usado para manipular os cidadãos, pois os expectadores quando assistem a um jogo têm a atenção voltada para ele, e, na maioria dos casos, esquece os problemas sociais, econômicos e principalmente políticos. Um exemplo disso é a Copa do Mundo, é realizada sempre no mesmo ano que as eleições no Brasil, As pessoas se ocupam em torcer pela seleção brasileira e não fiscalizam os políticos, que muitas vezes fazem campanha eleitoral antecipada, não exercem corretamente sua função. Tudo isso traz conseqüências para todos que muitas vezes são enganados por pessoas que não respeitam seus direitos.
O expectador não deve deixar que o jogo de futebol o torne um cidadão inconseqüente ( que toma atitudes sem pensas) e alienado. Os torcedores devem assistir aos jogos, mas com senso crítico, não se esquecendo nunca os seus direitos, deveres e obrigações. Se todos forem críticos, consumirem com moderação e consciência, o mundo se tornará melhor e até mesmo com menos desigualdades sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário