segunda-feira, março 27, 2017

Medicina para além de curar, mas para cuidar!


Quando eu me deparo com a Medicina e paro para pensar no que ela realmente significa para mim, eu entendo que ela não se resume em curar. Um médico deve se preocupar em cuidar. O cuidado vem como consequência de uma boa conversa com o seu paciente, seus acompanhantes, um exame físico e talvez quem sabe algum exame complementar. 
Consoante a isso, deve ter empatia, conseguir olhar nos olhos do seu paciente, ter compaixão de sua situação e vontade de resolver aquele problema. O médico deve fazer isso como se fosse para melhorar a sua própria vida e não ter resoluções simplórias que serão efetivas apenas naquele momento do atendimento, mas deixar com que o seu paciente se liberte de sintomas que fazem com que ele perca qualidade de vida, momentos de alegria, bem-estar no trabalho e em atividades cotidianas. 
Empatia vai para além disso, leva em conta a compreensão do contexto sociocultural e econômico do paciente, bem como a área financeira, que, muitas vezes, pode ser um empecilho para que ele cumpra efetivamente o tratamento. É estar ao lado do paciente quando vierem sentimentos de negação, revolta, barganha e estar ao lado dos seus familiares quando passarem pela fases de luto.
 É exercer uma profissão com coragem e renuncia! Sim, RENUNCIA: ao complexo de deus, ao egocentrismo, a prepotência, a discriminação, aos seus próprios preconceitos. 
Ser médico não é ser perfeito o tempo todo e nem ter tudo o que mencionei todas as vezes, pois sabemos que no atual Sistema de Saúde enfrentamos situações complexas e temos falhas como humanos, porém é se esforçar para tratar toda a integralidade do paciente, olhá-lo como um ser humano, dotado de medos, incertezas, dúvidas, vontades e anseios. 
Mas o que vemos em grande parte do tempo é o médico apenas administrar medicamentos que resultarão na passagem momentânea dos sintomas e dar-se por satisfeito acreditando que curou o seu paciente e que deveria por isso receber dádivas de super heróis. 
Eu sonho com a Medicina para além de curar, mas para cuidar!
"Mientras el tigre no puede dejar de ser tigre, no puede destigrarse, el hombre vive en riesgo permanente de deshumanizarse." Ortega y Gasset
"Enquanto o tigre não pode deixar de ser um tigre, ele não pode se destigrar, o homem vive em constante perigo de ser desumanizar." (livre tradução)

Imagem: André Fronçois (Cuidar- Um documentário sobre a Medicina Humanizada no Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário