sábado, fevereiro 09, 2013

A mudança e fluxo da vida e do pensamento



Mente em choque. Cabeça em conflito. Essa é a realidade nos prende a cada dia. Isso tudo coloca em xeque relações pessoais, afetivas e emocionais. Como grande expectadores e também atuantes da vida, acredito que tudo o que faço tem um enredo ou, pelo menos, um rascunho pré-determinado que é aperfeiçoado pelo livre arbítrio, ou seja, a minha autonomia para tomar decisões.

Apáticos, na medida do possível, não criamos expectativas que nos prendam a alguma situação ou alguém. Tal situação não nos faz ser frios e calculistas, pois existem níveis de estabilidade que devem ser cumpridos. A vida com seus desatinos e desencontros faz com que tudo mude a cada instante e aquele pensamento em vogue na sua mente seja completamente desfeito ou destruído, dando lugar a uma concepção inédita, ou não, que te fará mudar de atitude e posicionamento.

Como Heráclito de Éfeso defendia, tudo está em constante mudança, cada ser vivo, inclusive a parte abiótica jamais será a mesma. "Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia." Lulu Santos interpretando de forma brilhante a teoria mobilista do filósofo em questão. Segundo ele, tudo o que existe está em mudança a todo instante, nada permanece o mesmo e não existe algo que seja imóvel em todo o universo

Esse filósofo pré-socrático também afirma que a vida é feita e estabilizada pelas lutas dos contrários - premonição de Marx? Talvez -. O bem contra o mal, o quente contra o frio, tudo se comporta como um fluxo, criando um ciclo no qual antônimos estão em conflitos eternos. Nisto, ele também afirmava que existe a completude dos opostos, criando um estado de ciclo "instável".

Heráclito utiliza-se de uma metáfora para ilustrar o seu pensamento: "Não podemos nos banhar duas vezes no mesmo rio, porque o rio não é mais o mesmo". Da mesma forma que o rio jamais estabiliza, pois está a cada instante renovando seu fluxo de água e seu curso, também não permanecemos os mesmos. Isso acontece, não só pela mudança física, a cada instante "nascem" e "morrem" células e tecidos em nosso corpo, mas também pelo fato de que a nossa mente é ativa a receber novas opiniões, ideologias, ideias e, além disso, formular seus próprios conceitos a respeito da vida, do mundo e de situação nas quais estamos inseridos. Daí se tem a ideia de que jamais poderemos repetir a mesma cena na vida, pois no mesmo segundo da ocorrência dela, já nos transformamos em seres diferentes.

Dessa forma, acreditamos, muitas vezes, que somos seres únicos, imutáveis e pacíficos. Isso nem sempre é verdade, pois como afirmava Heráclito tudo está em um fluxo e somos seres em constante transformação. O ponto mais importante é saber o que as mudanças provocam em nós, como lidamos e as lideramos a fim de nos tornarmos seres melhores e mais úteis a sociedade, ao invés de tornarmos escravos delas e sofrermos com consequências que poderiam ser utilizadas em nosso favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário