quarta-feira, janeiro 02, 2013

Quem é o narrador (na sua vida) ?




Na língua portuguesa existem três tipos de narrador. Aquele onisciente, que tem o conhecimento psicológico e de todos os aspectos dos que fazem parte da história. Ainda existe aquele que é narrador-observador, que apenas assiste e contempla tudo o que acontece, mas não pode interferir ou aprofundar em suas análises. Além desses dois, ainda tem-se aquele que é personagem do enredo. Esse tem autonomia para participar do desenrolar de todos os acontecimentos. Entretanto, usarei os tipos de narradores apenas para exemplificar o que acontece em nossas vidas.

O filósofo Kant denominava de “homem menor” o ser que não fazia uso de seus próprios pensamentos e do seu intelecto para tomar decisões e formular suas próprias opiniões. Fazendo uma analogia, o indivíduo menor seria como um narrador observador de sua própria vida, pois presencia tudo o que acontece e não se impõe, fazendo com que seus pensamentos e vontades não sejam ouvidos.  Essas pessoas seriam, segundo o estudioso, covardes e preguiçosos por não fazerem uso de sua capacidade racional.

Além disso, ainda existem outras situações. Em uma delas, a mídia e a sociedade se impõe como narradores oniscientes. Isso acontece quando as pessoas se recusam a ter opinião própria e aceitam tudo que as grandes corporações ditam como necessário ou belo, através dos meios de comunicação. Assim, aqueles que consomem cultura de massa, isto é, toda e qualquer tipo de indústria que visa à manipulação da população – termo veiculado por Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, estudiosos da Escola de Frankfurt -, são induzidos a optarem por modelos que lhes são pré-determinados, sendo assim, não escrevem sua própria história, comportando-se como simples personagens ou marionetes.

Por último, existem aqueles que são narradores personagens, donos da autonomia de escrever sua própria história. Esses, geralmente são providos de senso crítico e buscam ao máximo várias versões de um mesmo fato antes de emitirem um parecer. A opinião deles não é de fácil manipulação, embora eles sejam criticados o tempo todo, por não aceitarem ou gostarem de tudo o que é padrão. Porém, eles são bem sucedidos ao fazerem a opção por seus gostos, cursos, músicas, e outros aspectos, pois são esclarecidos, segundo Kant, e aptos a fazerem suas próprias escolhas e serem felizes por meio delas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário