domingo, janeiro 06, 2013

Ética, liberdade e capacidade racional



A filosofia é uma ciência que ajuda o homem a pensar e a refletir acerca da sociedade e sobre si mesmo. Apresentarei nesse texto alguns teóricos e um pouco do que se pode trazer para a própria vida a fim de obter-se uma reflexão e aprimoramento da capacidade de pensar. Alguns teóricos discorrem sobre a ética, já outros sobre a própria liberdade, mas sob uma ótica na qual nem todos entendem. 



Segundo Kant, a ação por dever se fundamenta na capacidade racional que o homem possui de distinguir o que é certo ou não. Dessa forma, os desejos e opiniões devem ser desprezados, pois eles induzem os indivíduos a tomarem decisões desonestas ou não éticas objetivando seus interesses particulares. Ademais, existem situações em que as pessoas agem de maneira ética não por sua vontade, mas sim por cumprir determinadas normas e regras que, em caso de descumprimento delas, podem levar a penalização. Dessa forma, abrir mão dos interesses pessoais é imprescindível para a objetivação da ação por dever, ou seja, agir de maneira correta, orientado pela razão, independente de condições ou sentimentos próprios, sem subjetividade.

Ainda segundo Kant, os indivíduos estão sujeitos a pressões sociais a todo instante, seja de instituições, como a Igreja ou a família, ou, atualmente, da mídia. Isso impede que os sujeitos utilizem-se da razão sem a influencia de terceiros. Ele dizia que essa situação caracteriza a menoridade do homem, que age copiando ideias ou pensamentos de outro, sem emitir opiniões e juízos próprios. Assim, para ser maior as pessoas devem deixar de basear seus atos e ideologias nos outros e passarem a usufruir da razão. Nisso baseia-se a liberdade, pois os indivíduos maiores não se deixam influenciar pelos outros, mas pensam por si mesmo.

Além do mais, a liberdade é um tema amplamente discutido entre os filósofos e, vários deles, apresentam teorias diferentes. John Lock defendia o liberalismo, modelo este vigente até hoje na sociedade, em que, segundo ele, os homens nascem livres e são capazes de escolher. Ainda de acordo com esse pensamento o sucesso, fracasso ou prosperidade parte inteiramente das escolhas dos indivíduos. 

Essa teoria despreza as desigualdades sociais existentes antes dos nascimentos dos indivíduos, a falta de oportunidade de muitos que não tem acesso à escola ou a condições básicas de sobrevivência. Além disso, existem os humanistas que defendem o existencialismo ateu, que diz que todos os indivíduos têm de escolher desde que nasceram, e que cada escolha direcionará o curso de sua vida, ou seja, não existe destino pré determinado.

Ainda sobre liberdade, Karl Marx defendia o materialismo histórico dialético, em que os homens têm sua liberdade expropriada pela divisão de classes. Isso tudo impede os indivíduos das classes mais baixas, proletariado, de exercer o livre arbítrio porque eles estão submetidos a manipulação das grandes empresas, indústrias e corporações. Com isso, o autor alega que o proletário é manipulado a todo instante, não tendo oportunidade de se superar sua situação submissa. 

Em suma, a filosofia pode ser aplicada em vários aspectos na nossa vida, como foi exposto. Cabe a nós, utilizarmos de cada teoria a fim da construção de um ser humano melhor, aprofundando-se e dominando assuntos tais como a ética e a liberdade. Nossas ações e pensamentos foram estudadas por filósofos, cabe a nós analisarmos as teorias e aplicarmos ao nosso cotidiano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário