quinta-feira, janeiro 10, 2013

As expectativas e o controle emocional



Quando você aguarda respostas a vida te leva à criação de muitas expectativas. Tudo aquilo no qual você deposita fé e confiança talvez possa estar em risco. Barreiras físicas provavelmente não são seus maiores problema, mas sim aquelas psicológicas na qual as pessoas se impõem na situação de alguém que sempre é prejudicado e que não pode conseguir aquilo que deseja.
Em meio a tudo isso, barreiras burocráticas também chegam para brincar com a sua paciência e testar o resto de perspectiva que ainda há em mente. Tudo isso, como uma tempestade, acomete aqueles que estão ansiosos por receber uma notícia, uma resposta ou apenas uma simples decisão.


Ao mesmo tempo em sua mente, jogos de sorte se misturam a árduos estratagemas para tentar ao máximo   fazer de você um vencedor. No começo de um ano, no qual no anterior você não vimos resultados espetaculares, queremos novas chances, novas oportunidades, novas formas de conseguir algo novo e inesperado. Além disso, queremos ser surpreendidos, por amigos e ideias novas - daquelas que serão promissoras em salvar ou pelo menos ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor. Nesse instante, uma brisa pela janela do quarto toca o seu rosto, dando uma sensação fria de liberdade. Lembro-me que sou livre para tomar minhas escolhas e as devo fazer, algo no qual estou condenado. Difícil mesmo é fazer escolhas baseando somente em você, já que há um grupo grande de pessoas que sofrerá as consequências das suas decisões juntamente com você.

Nesse momento, o vento sopra cada vez mais rápido como um vendaval, trazendo a mente e lembrando-me de que eu devo ser forte, assim como esse elemento da natureza. A tempestade te ensina lições nas quais você deve levar consigo. Apesar de ser, muitas vezes, seguida de calamidade e sofrimento, ela te dá dicas de que você deve ser áspero, cauteloso, firme e intenso quando tem em mente algo a fazer. Perfeccionismo também se encaixa perfeitamente quando existe alguma coisa que você quer conquistar, pois essa é uma qualidade na qual quem mostra paixão e determinação naquilo que faz.

Por um instante, o passado te cruza a memória, tentando fazer com que chances desperdiçadas por imaturidade e irresponsabilidade te façam desistir de tudo aquilo que você sonha. Através de um espelho irreal, como um cinema rupestre em que a nitidez não é a melhor qualidade, cenas infelizes roubam o imaginário. Retomo consciência e mato o subconsciente, sabendo que ele cria imagens irracionais, baseadas não em sua própria vontade, mas em coisas inexplicáveis e sem sentido. Muitas vezes, essa pseudo-consciência nos induz a agir de maneira irracional, o que muitos advogados chamariam de ação passional.

Subitamente, a razão me diz que o passado não altera o presente, pois ele está sendo construído nesse instante. Por isso, lembrar ou arrepender-se pouco faria diferença ou bem para si mesmo. O melhor é ter em mente aquilo que você quer conquistar nesse momento, dessa forma, pensar no futuro seria uma boa alternativa que te levaria a acreditar que tudo o que está passando ou acontecendo é para um bem maior, pensando também que todas as situações são motivos de crescimento e a amadurecimento psicológico e espiritual. 

Acredito no progresso, como algo característico do ser humano, que está em constante transformação para moldar um ser melhor, ou não. Agindo de forma racional, ou passional, as pessoas tomam decisões que são como subir ou descer um degrau de evolução. Cada vez que as pessoas tomam decisões colocando outros no centro delas, ou dependendo extremamente de outras elas retrocedem quanto ao desenvolvimento gradual. Sim, pois muitos indivíduos são dependes dos outros ao ponto de persegui-los de maneira exacerbada por não conseguir mensurar a vida sem eles. Isso é o começo da perca da consciência, quando algumas pessoas não conseguem "viver sem outras".

Com isso, acredito que grande parte das decisões e vivências tem de ser tomadas e vividas individualmente, apesar de que já foi dito que uma escolha afeta muitas pessoas. Se isso não acontecer, você corre o risco de esperar de mais de alguém  ou de uma situação e as chances de suas expectativas serem frustradas é alta. Caminhar sozinho, ao contrário do que muitos pensam, não é o mesmo que não alcançar a completude, mas sim o sinal de maturidade e, quando as pessoas alcançam esse patamar, elas podem ter laços pessoais sem colocar expectativas excessivas. 

Em suma, o controle emocional é necessário quando se espera ou se aguarda respostas, decisões ou pareceres. Para isso, vários mecanismos podem ser utilizados como meditar acerca o futuro e as possibilidades se você não conseguir o que deseja nesse instante. Por experiência própria, digo que acreditar é bom, mas ser realista e não crer que tudo irá acontecer no momento em  que você espera é melhor ainda. É mais interessante, para a sua mente e a sua vida, você ter surpresas boas do que esperar e colocar todas as expectativas em situações que são incertas e poderão se frustrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário