quinta-feira, dezembro 27, 2012

O novo ano e as expectativas sem egoísmo



Última semana do ano de 2012, tenho certeza que quase todos já fizeram um balanço de como foi o seu ano e traçaram metas e expectativas para aquele que se iniciará. Perspectivas individualistas fazem parte da nossa vida, que, como a maioria dos seres humanos, espera benefícios, melhoras e alegrias para si. Além disso, o egoísmo e os sentimentos ruins em relação a outras pessoas reinam nessa época, sentimento de querer superar os outros, a vontade de ser melhor, de conseguir mais coisas.

Porém, a vida não se resume a isso. Quantas vezes, em seu momento de reflexão, você parou para pensar em quantas crianças e pessoas inocentes perderam suas vidas em acidentes de trânsito, filas de hospitais, assassinatos, trocas de tiro ou pela fome e miséria. Ao menos você teve vontade de ajudá-las? Ou se compadeceu de tal situação ao ponto de, pelo menos, tentar se mobilizar para deixar que isso não aconteça no meio onde você vive? Você pode até mesmo negar essas perguntas, mas o seu ego te diz a verdade...

Ademais, acredito que você já tenha tratado de escrever seus projetos para o novo ano - não digo que isso é ruim, pelo contrário, é bom e até mesmo te ajuda a criar esperanças de melhoras de vida -, mas incluiu neles pelo menos um tempo para ajudar os necessitados? Ou doar um pouco de amor para aqueles que foram rejeitados e abandonados? Não sei se você, assim como muitas pessoas e até mesmo eu, às vezes alega falta de tempo ou de dinheiro, mas digo que quando a vontade de ajudar o próximo supera as dificuldades, as pessoas não encontram barreiras para executarem seus projetos.

Com certeza, no seu quarteirão, bairro ou cidade existem pessoas que necessitam de ajuda, não só financeira. Tirar uma tarde para visitar um orfanato, um centro de reabilitação, um asilo ou lugares onde as pessoas precisam de carinho e de amor é o que o mundo precisa. Além disso, não só de amor nas relações pessoais, mas amor pelo meio ambiente, natureza e ao que te cerca. Aprender a amar a chuva e as árvores.

O egoismo toma conta de um universo que transforma o mundo em um planeta gelado, não considerando a temperatura, mas sim as pessoas. Cada ano que se passa, me faz ver um pouco da realidade, em que milhares de pessoas inocentes morrerão, por vários motivos que depois os indivíduos se conformarão denominando de meros "acidentes", que são comuns e ninguém mais se importa. Isso acontece, até que alguém perca um ente querido da sua família, só assim que a maioria das pessoas começam a se mobilizar em prol da paz, do amor e da justiça. Antes disso, dificilmente alguém tem uma atitude que faça tudo mudar. Acredito que a cada indivíduo deve uma pequena parte para a transformação do mundo. E você, já começou a fazer a sua ?





Nenhum comentário:

Postar um comentário