terça-feira, agosto 14, 2012

Sacolas biodegradáveis: alternativa ou acomodação do poder público?



As sacolas plásticas são motivo de críticas pelos ambientalistas. Isso ocorre devido ao fato de que várias delas demoram anos para se decompor no meio ambiente. Como pesquisadora em assuntos ambientais, acredito que a utilização de sacos plásticos biodegradáveis - aqueles que se decompõe com mais facilidade - é apenas uma estratégia do poder público que se mostra ineficaz de executar ações mais eficientes. Grande parte das donas-de-casa utilizam as sacolas não só para carregar mercadorias, mas também como suporte do lixo doméstico.


Dessa forma, com a obrigatoriedade do uso de sacolas biodegradáveis, que tendem a suportar menos peso por serem constituídas de material diferente o que as torna mais frágeis, o consumidor tende a utilizar mais sacos para carregar as compras. Isso de fato faz com que se produza uma quantidade mais de sacolas que, apesar de se decompor mais rapidamente, enchem em grandes proporções os aterros sanitários. O Governo mostra-se satisfeito com essa ação "auto suficiente", como se ela fosse a solução dos problemas do meio ambiente e nada amais faz para conscientizar e criar programas a fim de reciclar todo o lixo proveniente das residências.

Penso que essa é uma alternativa eficaz, em contraposição ao uso de sacolas biodegradáveis. Assim, diversos materiais que podem ser reciclados para dar origem a outros deveriam ser alvo de incentivo por meio da coleta seletiva, pois representam minoria no total de ações para reduzir a degradação do meio ambiente. Acredito que outro fator que contribui para o aumento do número volumoso de lixo e, consequentemente, de sacolas plástica é o incentivo ao consumismo. As grandes empresas fazem propagandas que vislumbram o consumidor e os incita a comprar algo que, muitas vezes, ele já possui, porém fora lançado com um acessório a mais. Essa situação provoca uma elevação significativa de produtos descartados e que não se decompõe facilmente, como celulares e computadores. Mas quase nada é feito para barrar a onda de consumo compulsivo que assola a maior parte da população.

Em suma, vejo que há um descaso do poder publico em relação ao meio ambiente. Prova disso é a utilização das sacolas plásticas biodegradáveis que são uma ação praticamente isolada, que não possui o poder de resultar nos efeitos esperados para uma menor degradação da natureza. Seria correto que outras práticas fossem implementadas junto a essa, para obter por meio de um conjunto,, em que a população conscientizada pudesse colaborar, reciclar, reutilizar e reduzir. Isso com certeza provocaria efeitos perceptíveis na decomposição e menor degradação do solo.



2 comentários: