segunda-feira, janeiro 17, 2011

Mercado de Trabalho



O mercado de trabalho atualmente exige mais a especificidade da área que se tem formação do que a diversidade de áreas que se possui. Ou seja, um sujeito que é bem qualificado em certo ramo de trabalho – que já realizou pesquisas ou estudos científicos- será mais bem conceituado do que outro que possui formação em diversas áreas e sabe desempenhar muitas funções diferentes.
Deve-se prestar atenção e também muito cuidado ao escolher a profissão e o que irá seguir dentro dela: você deve conciliar um ramo de trabalho que te agrade e se esforçar muito para que possa se destacar dentro dele.
A concorrência aumenta a cada dia no mercado de trabalho. Consequentemente isso exige um maior esforço e desempenho para que possa alcançar objetivos e sucesso dentro da carreira. Isso pode ser feito por meio de cursos que aperfeiçoam e aprofundam o conhecimento sobre o assunto o qual se trabalha. Outra opção que atualmente valoriza um profissional é um curso de língua estrangeira, especialmente o inglês, pois o fluxo de estrangeiros que praticam turismo no Brasil cresce progressivamente a cada dia o que demanda consequentemente, um maior número de trabalhadores que falem fluentemente outra língua.
É importante a escolha da carreira não apenas pelo futuro financeiro que ela irá lhe oferecer, pois se isso acontecer, pode-se ser um mau profissional que perderá muito tempo em uma profissão sem potencial. Uma escolha errônea pode desencadear uma série de problemas afetivos, emocionais e até mesmo psicológicos. Isso ocorre, pois o trabalho ou até mesmo a faculdade é algo que empenha uma função ativa na vida das pessoas - são assim que elas passam grande parte do tempo –, estando assim sujeitos a um estresse constante exercer algo que não se gosta.
Cabe a cada um as escolhas que a vida lhes cobra, mas deve-se estar atento as condições e os desafios que cada profissão cobra para não ocorrer um possível arrependimento no futuro. Com certeza se todos refletissem antes de se inserir na profissão formaria profissionais mais competentes capazes de atender prontifica mente as necessidades de toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário