segunda-feira, dezembro 20, 2010

Ideologia e democracia


As pessoas andam confundindo a ideologia com a democracia, erroneamente pois são duas coisas que se diferenciam em alguns aspectos.
A ideologia cosiste em ideias e crenças comuns à um determinado grupo. A democracia é o tipo de governo em que as pessoas têm o direito de eleger seus representantes. (Sacconi, 2009. Minidicionário Sacconi da Língua Prtuguesa. Nova Geração Ed.)
A democracia surgida na Grécia é no século XXI uma ideologia, ou seja, existe apenas quando uma corrente de pensamento e na prática eleitoral de escolher representantes governamentais. A democracia ateniense pregava a participação dos cidadãos nas decisões políticas e a reinvidicação do povo ao poder para que esse propiciasse vida digna à sociedade.
Ao contrário da sociedade grega, a sociedade atual quase não exerce à prática da reinvidicação e participação política, ficando à democracia limitada apenas ao exercício do voto eleitoral . É nesse sentido que Carlos Heitor diz que a sociedade "dispõe de vários canais para isso" ( reinvidicar, direitos sociais) "mas, na etapa final tudo se resume numa estátua fria, de olhos que nem estão fechados: estão vazios".
A democracia assume essa característica na sociedade atual devido à ideologia propagada por meios de comunicação que divulgam uma sociedade sem problemas sociais anestesiando os cidadãos à práticas conscientes de busca por seus direitos.
É necessário que a sociedade resgate os princípios da democracia ateniense, não apenas pela prática do voto, mas pela participação política nas decisões do poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário