sábado, julho 25, 2015

A divisão


"Respeitar as diferenças começa por aceitar que as pessoas pensem diferente de você." Augusto Branco 

Tudo isso que contarei agora seria diferente na vida e tão mais fácil se cada um aceitasse e respeitasse os que são diferentes, o mundo seria tão mais bonito e colorido, com uma intensidade e profundidade existencial que fariam com que os humanos alcançassem sua plenitude.

             Por que existe a divisão? As situações e as vivências seriam tão mais alegres se por acaso não precisássemos nos segregar por diferenças de opiniões, estilos e escolhas de vida. Um “trem” que  aconteceu recentemente que contarei para vocês me fez pensar sobre isso, mas é um segredo, não podemos contar para ninguém combinado?
         Foi o seguinte: vários dinossauros que haviam se intitulado, ironicamente, de unidos e dotados de um amor fraternal se reuniram a fim de realizar uma pequena festa no parque. Quando um pequeno Titanossauro Rex externo aquele âmbito perguntou se pertenciam a um mesmo grupo ou se eram de espécies diferentes, pois existia uma fragmentação ou uma barreira invisível que impedia com que todos eles estabelecessem contato. A resposta surpreendente veio logo em seguida, quando souberam que não, que ambos pertenciam a um mesmo grupo, tinham várias características em comum e que conviviam diariamente, compartilhavam as mesmas atividades e trabalho diário.
            Porém, uma triste realidade os separava e o pequeno Titanossauro Rex começou a refletir e pensar o que poderia estar acontecendo naquele lugar. Primeiramente ele seguiu para um grupo e logo se acomodou para observar o que acontecia ali e percebeu que as pessoas conversavam, riam, faziam brincadeiras e comiam um pouco. Ao se deparar com o outro grupo ele teve uma surpreendente revelação, pois os integrantes faziam as mesmas coisas. Isso foi paradoxal e o Titanossauro Rex foi embora decepcionado por não entender o que acontecia naquele lugar e o quão bonito seria se cada sorriso, cada palavra e cada brincadeira fosse compartilhada por todos os que estavam na festa.
                Essa história que aconteceu ontem, em um lugar não tão distante daqui, serviu para mostrar ao pequeno Titanossauro Rex o quanto a intolerância, a soberba e o egoísmo tem afastado os indivíduos. Aqueles seres estavam juntos em uma festa, sob um mesmo espaço físico, porém permaneciam separados, sem conversar uns com os outros, criticando a atitude e os valores dos que eram diferentes. O que faltava a eles era a relativização e a aceitação do outro independente do que ele pensasse, sentisse e se expressasse.
Convenhamos que esse embate de ideias e divergências de convicções tem quebrado muitos relacionamentos atualmente e que parte disso se dispende das múltiplas intolerâncias que temos hoje em dia. E se cada um tentasse entender e se colocar no lugar no outro? E se cada um tentasse ser empático com o seu semelhante? E se nós todos iniciássemos uma reflexão interna do quão injustos e fúteis estamos sendo julgando o outro e nos sentindo superiores por nossas opiniões e atitudes? 

“Não é nossa diferença que nos divide. É nossa incapacidade de reconhecer, aceitar e celebrar essas diferenças.” Audre Lorde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário